20 dezembro 2008

Obituário

Para o pessoal que participou do nosso encontro em Nova Petrópolis, aqui vai uma notícia triste, que apareceu na Zero Hora de hoje, dia 21.12.08, pois trata do falecimento de uma pessoa que nos recebeu muito bem naquela cidade:

O ex-prefeito de Nova Petrópolis Augusto Schranck Júnior, 54 anos, morreu na sexta-feira no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Ele havia sofrido um acidente em 1º de novembro na BR-116, em Dois Irmãos.
Na ocasião, o veículo Celta em que era passageiro capotou. O filho, que o acompanhava, Augusto Neto, sofreu escoriações, mas o ex-prefeito sofreu uma lesão grave na coluna. Foi operado dias após o acidente e permaneceu hospitalizado desde então em Novo Hamburgo.
O corpo seria velado a partir do meio-dia de sábado na Capela Evangélica em Nova Petrópolis. O sepultamento estava marcado para as 17h no cemitério Evangélico de linha Marcondes, no interior de Gramado, mesmo local onde estão enterrados seus pais.
Schranck foi prefeito de Nova Petrópolis por dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. Antes disso, havia sido chefe de gabinete do prefeito Evaldo Michaelsen (1979-1982) e viceprefeito de 1983 a 1988. Eleito pelo PP, Schranck se destacou à frente da prefeitura pelas grandes obras. Segundo o amigo Harson Braun, presidente do PDT em Nova Petrópolis, foi Schranck quem angariou recursos para a construção do Parque do Imigrante e da Torre na entrada do município, hoje importantes pontos turísticos. Para manter as características da imigração alemã, aprovou a lei que determina que novas construções sejam erguidas no estilo enxaimel e não ultrapassem quatro andares. No seu último mandato, no entanto, foi alvo das atenções na Câmara de Vereadores, que investigou denúncias de irregularidades na gestão pública. O parecer de uma Comissão Processante (CP) apontou a cassação do prefeito, mas ele foi absolvido com o apoio de quatro vereadores.
– Ele era um político fantástico e um amigo muito querido – emociona- se Braun.
Desde que entregou o mandato, em janeiro de 2005, Schranck se mudou para a cidade de Pedras Altas, na Região Sul. Ele vivia com Lídia Assis Brasil, no castelo de Pedras Altas. No último ano, estava contente por ter conseguido aprovar um projeto para restaurar o castelo. Em novembro, quando sofreu o acidente, visitava os filhos Augusto e Vivian, que vivem em Dois Irmãos com sua primeira mulher, Ione.

Nenhum comentário: