07 dezembro 2009

Colégio Sinodal - Matemática é arte em São Leopoldo

Projeto desenvolvido com alunos do 3º ano no Colégio Sinodal facilita entendimento da matériaCom a ajuda de um programa de computador, estudantes do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, estão transformando equações matemáticas em arte.
Ao perceber que aquelas retas, curvas e circunferências podem ganhar cor e vida útil, os estudantes se impressionam. Participa quem quer. Porém, mesmo aqueles que preferem ficar longe dos números começam a enxergar a matéria com simpatia.
– Eu não gostava de matemática, mas quando vi o que poderia ser feito comecei a pensar diferente – revela Júlia Lewgoy Martini, 17 anos.
A iniciativa é do professor Marcelio Diogo, que foi apresentado ao software Graphequation nas aulas de mestrado, na UFRGS. O programa de computador tinha uma outra finalidade, mas ele resolveu adequá-lo à sala de aula.
O projeto é baseado na reprodução de imagens. São desenhos, personagens e até obras de arte. Com o auxílio do programa e de fórmulas matemáticas, cada quadro é reconstruído. O estudante tem de calcular uma média de 650 equações. Júlia, por exemplo, levou 30 dias para finalizar o trabalho.
– É um trabalho que exige dedicação. As equações têm de ser descobertas. O mais importante é que os alunos podem perceber que funciona. A dificuldade é justamente aproximar a matemática de algo que seja útil mas, assim que eles enxergam na reprodução de um quadro o conteúdo de sala de aula, se interessam – conta o professor.
As reproduções estão expostas na escola ao lado das figuras originais, aguçando a imaginação de alunos que ainda não participam do projeto.
– Como sou aluna do 2º ano, ainda não entendi o mecanismo, mas achei extraordinário – diz Letícia Rech.
Letícia Barbieri - São Leopoldo

Muitos cálculos para transformar números em figuras
- Todo o trabalho é feito no software Graphequation. Ele apresenta ao estudante um plano cartesiano, com uma reta horizontal, que forma o eixo X, e uma reta vertical, que forma o eixo Y. Para a execução, é utilizada uma escala em centímetros.
- Cada região da figura é determinada a partir de equações e inequações matemáticas trabalhadas em sala de aula. As regiões são formadas por circunferências, retas, elipses e arcos.
- Com uma régua e uma gravura impressa em mãos, o estudante determina os pontos importantes do desenho.
- Depois de medir no papel, digita no computador a fórmula da equação (que forma os traços) e da inequação (que forma uma região), e a figura aparece na tela.
- Para inserir uma circunferência, por exemplo, ele precisa medir o centro e o raio.
- Para inserir uma reta, precisa determinar e calcular a operação a partir de dois pontos.
- Para uma elipse, é preciso verificar o centro e o tamanho dos semieixos.
- Cerca de 600 equações chegam a ser feitas para refazer a gravura original.

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